domingo, 18 de abril de 2010

O que é verdade sobre diabetes


O QUE É VERDADE SOBRE O DIABETES?




Algumas pessoas sentem vergonha de serem taxadas de diabéticas, o que não tem fundamento, pois o diabetes não torna ninguém incapaz. Mesmo possuindo acesso amplo à informação, muita gente ainda convive com diversas dúvidas quando o assunto é diabetes. É exatamente através dessa desinformação generalizada que nascem os mitos. Eles se dividem em simpatias milenares, no “poder” de alguns alimentos ou nas complicações crônicas que podem surgir após o diagnóstico.



Para evitar essas situações vamos esclarecer os mitos e as verdades:



1- A insulina cega? Resposta: A insulina não cega, não vicia e não dá dependência.



2- O chá de pata de vaca faz bem para o portador de diabetes? Resposta: Isso é um mito! O chá não traz nenhum benefício para o controle do diabetes.



3- A insulina vem de cadáver? Resposta: A insulina é produzida em laboratório e não tem nada a ver com cadáveres.



4- Quais os benefícios da insulina? Resposta: A insulina traz grandes benefícios, principalmente para o diabetes tipo 1. Ela traz a vida! A insulina controla o metabolismo e outras funções do organismo.



5- O consumo de doces leva a diabetes? Resposta: Isso é outro mito. Os maus hábitos alimentares e o excesso de açúcar podem contribuir para o desenvolvimento da doença.



6- Existe diabetes emocional? Resposta: Não. O estado emocional pode desencadear o aparecimento do diabetes na pessoa que já tem essa predisposição.



7- O que é o diabetes tipo 2? Resposta: O diabetes tipo 2 aparece depois dos 40 anos e tem um componente genético muito importante: ele é familiar!



8- O portador de diabetes pode ficar longos períodos em jejum? Resposta: Errado. É preciso ter uma dieta equilibrada e geralmente fracionada. Regular a quantidade de carboidratos e fazer várias refeições ao dia (3 em 3 horas) é o ideal.



9- Adoçantes fazem mal à saúde? Resposta: Não, mas é recomendado variar o tipo de adoçantes em períodos. Por exemplo: uma vez você compra aspartame, na outra frutose, depois sacarina ciclamato e assim por diante.



10- Há alguma fruta proibida para o portador de diabetes? Resposta: Qualquer fruta pode ser ingerida pelo portador de diabetes. O que se recomenda é um consumo limitado de frutas: no máximo quatro ao dia.



11- Consumir adoçante causa câncer? Resposta: Isso é um mito que precisa ser vencido! O adoçante é benéfico à saúde desde que se faça um rodízio de adoçantes.



12- Há alguma restrição para o uso de adoçante? Resposta: Nenhum. Inclusive grávidas e crianças podem utilizá-lo sem nenhum problema.



13- Adoçante vem do petróleo? Resposta: Não. São substâncias, algumas delas produzidas em laboratório, chamada aminoácidos presentes nas proteínas.



14- Casca de maracujá é indicada para o tratamento do diabetes? Resposta: Não. A casca de maracujá não controla o nível de açúcar no sangue e não tem nenhum efeito.



15- Tomar suco de berinjela é benéfico para o portador de diabetes? Resposta: Dependendo da quantidade ingerida, a berinjela pode até ser perigosa para a saúde. Não resolve nem diabetes nem colesterol.



16- O portador de diabetes pode comer açúcar? Resposta: Sim, mas é preciso consumir o açúcar com moderação e fazer o controle da glicemia para ver se naquele momento é aconselhável ingerir a substância. O açúcar tem que vir em substituição a um outro tipo de carboidrato que o portador tem na alimentação.



17- A insulina é indicada para todos os tipos de diabetes? Resposta: Geralmente é indicada para o diabetes tipo 1, na qual existe um processo de destruição do pâncreas e não há fabricação de insulina. No tipo 2, depois de muitos anos de tratamento, o paciente poderá necessitar do uso da substância.



18- O portador de diabetes pode consumir bebidas alcoólicas? Resposta: Sim, desde que seja em pequenas doses e próximo ou durante uma refeição.



19- A insulina engorda? Resposta: Sim, ela tem capacidade de aumentar a gordura, principalmente nos indivíduos que estão muito descompensados.



Fonte: ADIABC - www.adiabc.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário