domingo, 18 de abril de 2010

Respondendo aos E-mails :Pesquisando na WEB as melhores soluções



                                                       Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.





Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.





Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.





Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, lingüiça etc.).





Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feito em casa), canela, cominho, limão, louro, orégano, picles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.





As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.





A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.





O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.





O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.





Os adoçantes contendo aspartame podem ser consumidos na quantidade máxima de 8 envelopes/dia.





Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose em sua fórmula, que também é considerada açúcar e contém calorias.





O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.







O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica.





Confira os alimentos indicados para consumo e suas quantidades nas tabelas de controle de alimentos para diabéticos:





Alimentos do grupo 1 e 2



Alimentos do grupo 3



Alimentos do grupo 4 e 6



Alimentos do grupo 5



Alimentos do grupo 7









Veja também a sugestão de cardápio para diabéticos com sugestões de substituição.











Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi



Tags: Diabetes, Dicas de Nutricionistas, Geral, alimentação saudável, Diabetes

276 comentários para “Como a alimentação pode controlar a diabetes”

« Older Comments mariza says:

05/11/2009 às 7:57 pm

gostaria de uma lista dos alimento que posso comer,tenho diabete, tomo insulina humulin n 100;tomo 25cc de manhã, 2 mebenglamida depois do almoço,1 anoite,sou hipertensa,tive 2 infarto,gosto de comer muito pão,como 3 vezes ão dia,comida como pouco,mas amoo verdura, legumes de todo tipo, sague ó+ gosto de carne vermelha, por favor me responda urgente?? achei tua materia maravilhosa..



walkiria de souza paladini says:

06/11/2009 às 11:00 am

Bom dia !

meu diabetes estava 360 ,minha consulta ,e resultados de exame ,estã marcado para 17 de novembro.

mas ja estou controlando alimentação por conta propria.quero saber sobre adosante ,e pedir uma lista de alimento em geral ,permitidos e não .

obrigada.



Ricardo says:

06/11/2009 às 1:40 pm

Descobri que sou diabetico e gostaria de saber quais alimentos posso comer e os que não devo comer, peço se possível que seja enviado por e-mail, tambem sugestões de cardápio, tenho 48 anos e peso 79K,



obrigado



leticia says:

06/11/2009 às 7:52 pm

Olá, tudo bem? Tenho dúvidas que alimentos servir para minha mãe que tem diabetes tipo 2, a diabetes dela está no nível de 3oo, se ela e á algum que tem que andar,sente um cansaço nas pernas.Então, ele virá passar uns tempos aqui comigo, e não sei exatamente, o que fazer pro almoço e jantar.E como ele aqui pro Pará, tem muitas frutas diferentes que jamais comeu,então será novidade pra ela, e na dúvida se poderei serv-la ou não,por favor me ajude.No momento minha mãe está em São Paulo.Desde de já agreço muito.Excelente esse site parabéns,Deus abençõe a todos,grande abraço!



patrícia viana says:

06/11/2009 às 11:58 pm

Gostaria de receber se possível por e-mail o que o diabético pode e o que não pode comer assim, também como dica e sugestões de lanche almoço etc, descobrimos que minha mãe é e gostaria de ajuda.obrigada. ela tem 48 anos e 54 kg.



Erica Matias says:

10/11/2009 às 10:24 am

Olá meu nome é Erica moro em Recife PE…

E recentemente estive com minha mãe internada por causa da diabetes dela, Nós sempre soubemos que ela tinha só que nunca vimos a diabetes dela como um problema sério, e deixávamos ela comer tudo que queria, ela tem 73 anos, e pesa 76kg e é super teimosa, odeia todos os alimentos dietéticos, e é um problema a hora da alimentação para ela, por isso estou procurando vocês para saber se podem me mandar um e-mail dizendo tudo que ela pode comer e o que não pode também, como antes nunca cuidávamos não sabemos quais alimentos ela deve comer e quais não deve…

Fico muito grata se poderem nos ajudar.



Desde Já fico grata.



Viviane Santos says:

10/11/2009 às 2:01 pm

BOM DIA !!

tenho diabetes do tipo 2 e ta fazendo mais ou menos 1 ano q adquirir e e muito dificil pra mim nao me acostumo como de tudo e bebo nos final de semana tenho 25 anos e e dificil sair aos final de semana e nao tomar aquela cervejinha queria saber se tem alguma bebida q possa tomar com moderaçao q nao faça tao mal a mihas taxa me mande um e mail por favor!!



Desde ja fico grata !!



gracielle says:

10/11/2009 às 8:11 pm

ola. gostaria de saber se o farelo da casca do maracuja ajuda a baixar o diabetes? e tbm gostaria de saber se eu posso continuar tomando no cafe leite integral com adoçante. agrdeço desde de ja.



RENATO says:

11/11/2009 às 8:00 pm

MINHA MÃE É DIABÉTICA GOSTARIA DE SABER O QUE ELA PODE COMER NAS REFEIÇÕES. MANDE-ME POR EMAIL. OBRIGADO.



nilton says:

14/11/2009 às 8:56 am

fiz um teste apos almoço e deu 266 no dia seguinte em jejum deu 210 comecei o tratamento tomando glicefor e 5 dias depois estava apos o jantar 165 e no outro dia em jejum estava 148. acabei de descobrir que estou com a glicemia alta ate quanto ela deve baixar para ser considerada normal?



nivea moura says:

17/11/2009 às 12:22 am

oi minha mãe tem diabets . gostaria de saber o que ela pode comer nas principais refeições .

peço que me ajude …..varias pessoas falam varias coisas e não sei o que fazer ..

que tipo de frutas e quantidades ….

obrigado …



Giselle Freitas says:

18/11/2009 às 2:20 pm

Muito legal,essa iniciativa de ajudar aos diabéticos,e saber o que podemos comer.



inacia cristina says:

28/11/2009 às 10:09 pm

ola



por favor meu pai tem diabetes e toma insulina: 20 de manha e 08 a noite, me envie cardapio diario para diabeticos



obrigado



inacia



Um método de alimentação para quem tem diabetes - Contagem de carboidratos.
Comer Bem e Barato says:

07/12/2009 às 5:26 pm

[...] Contagem de carboidratos.   Existem vários métodos pelos quais as pessoas portadoras de diabetes podem planejar sua alimentação e manter a glicemia o mais próximo do normal possível, juntamente [...]



Tabelas de controle de alimentos para diabéticos
Comer Bem e Barato says:

07/12/2009 às 5:32 pm

[...] que estão liberados para os diabéticos. Iremos começar com as hortaliças que os portadores de diabetes poderão ingerir à [...]



Diabéticos e hipertensos, o que podem e o que não podem comer?
Comer Bem e Barato says:

07/12/2009 às 5:34 pm

 A situação piora quando nos deparamos com mais de um problema (hipertensão e diabetes, )



Alimentos que contribuem para o aumento da pressão arterial
Comer Bem e Barato says:

07/12/2009 às 5:40 pm

[...] de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão [...]



helio says:

08/12/2009 às 7:38 pm

boa noite preciso de ajuda gostaria de receber uma dieta moderada voltar a glicose ao normal



antonia rita de cassia brito nogueira says:

16/12/2009 às 10:23 pm

Meu nidice de glicose em jejum deu 127, peso 62kg, por favor envie para meu e-mail um modelo de cardapio e as frutas e carnes q devo comer sem restrinções. muito obrigada estou muito preocupada



neri ruzza says:

01/01/2010 às 8:02 pm

neri ruzza morro na cidade de pato branco parana eu estou com diabete em 285 .eu gotaria de saber o que eu psso comer e o que eu nao posso comer pois eu estou angustiada com tudo isso me mande por .e_mail obrigada



Gladys says:

01/01/2010 às 8:39 pm

Por favor estou com a glicose alta e estou querendo saber o que posso comer ou não para que não venha ser diabética, estou com as portas aberta para isso. Por favor me responda. Obrigada



antonieta de fatima oliveira says:

03/01/2010 às 11:09 am

sou diabetica e ñ dava importancia mas agora me conscientisei que preciso .

gostaria de saber o que posso comer de hortaliça e legumes e frutas obrigado.



maria gorete santos pinto says:

05/01/2010 às 4:53 pm

oi a minha curva glicemica deu 190, o meu paso e 45k, gostaria de uma sugestão de um cardápio diário e que não faça eu perder peso.



Glenda Strelow says:

08/01/2010 às 1:50 pm

Olá, estava fazendo uma pesquisa no google e achei este site!

Achei muito interessante a materia de vcs, o direito de poder fazer um comentario, muito legal mesmo!

Gostaria de saber se vcs podem me ajudar?

Se possivel me mande uma lista dos alimentos que posso comer a vontade e dos outros que tenho que evitar ou controlar.

Tenho diabetes típo 1 a quatro anos e nos ultimos quatro dias estive internada sendo dois deles na UTI minha diabetes estava ocilando entre 58,200,300,400.

Faço atividade fisica regulamente, mais nos ultimos 15 dias estive de ferias do trabalho e como é era fim de ano muita festa, foi onde estrapolei um pouco.

Desde já agradeço… Um feliz 2010



juliano liberador says:

09/01/2010 às 1:14 pm

gostaria q ne eniasse oq eu posso comer entre frutas e verduras edoces obr



luanna says:

11/01/2010 às 2:03 am

Ola esta querendo saber uma dieta para minha vo fazer para acompanhar durante a semana cafe da manha almoco lanche e janta

a diabete dekla e alta e ja chegou a 545

Diabete tipo 2

Agradeco desde ja



ROSANGELA ALMEIDA says:

14/01/2010 às 2:03 pm

olá vou receber um amigo que é diabetico dia 20.01.2010 poderia me ajudar e dar uma receita rpo almoço tipo prato principal..e nos laches oque sirvo são tres dias, ou seria melhor comer fora ?

fica tão chato convidar pra comer fora , me ajudeeeeeeeeeeeeee.obrigada



sirlene says:

17/01/2010 às 11:23 pm

bo anoite, eu tenho um descontrole de glicemia constante, sinto que ela cai com frequencia e me sinto muito mal quando acontece. faço HGT regularmente e aprsenta as vezes um valor de 60 e as vezes 150. me oriente o que fazer. obrigada.



maria oliveira da silva says:

19/01/2010 às 4:02 pm

minha diabete deu 240 enjejun e 292 depois do almoço gostaria de saber se isso é muito grave e o que devo comer para controlar essa tal diabete.



Andréa says:

22/01/2010 às 2:18 pm

Olá, tenho a tabela de alimentos para pessoas diabéticas, mas gostaria de uma orientação.

Como saber o qnto pode ser ingerido de alimento por dia. Para uma pessoa que se aplica insulina tres vezes por dia e esta com o indice em torno de 300, como posso saber o quanto se pode ingerir de alimento?



riketa lopes da silva says:

24/01/2010 às 12:31 am

ola,minha mae tem diabete,colesterou,e tem a pressao sempre muito alta teve um avc a 1 ano,gostaria de saber como eu cuida da alimentaçao dela com muito cuidado…

por favor espero q mim ajudem!!!!!obrigado!!!!



claudia S Schuab says:

30/01/2010 às 8:19 pm

Por favor, preciso de sua ajuda.! Se possível me enviem um cardápio semanal para um diabético de 73 anos. Meu pai acha que não pode fazer mais nada e nem comer nada, mesmo o médico falando que não é assim, ele não entende como substituir os alimentos de acordo com os grupos. Por favor nos ajudem !!!



angela maria dias de almeida briganti says:

05/02/2010 às 8:17 am

Por favor me ajude a baixar a taxa de glicemia do meu marido ele tem 51 anos.



cicera rodrigues says:

09/02/2010 às 9:23 am

olá, meu sogro é diabetico e quer comer tudo q comia antes da diabete, diz ele que as comidas de diabetico não tem gosto, por favor me mande receitas bem gostosas para q a pessoa q cuida dele faça pra ele…… obrigada..



jorge luiz vieira da silva says:

09/02/2010 às 2:03 pm

gostei muito do que li, ontem pela primeira vez tive uma crise. minha glicose foi a 580, eu estava no hospital, gostaria de saber como me tratar dessa horrivel fantasma, tenho 53 anos e quero saber como conviver melhor com isso.



joao manuel says:

11/02/2010 às 3:15 am

Queridos podem concertesa olhar por comer o que é saudavel e até tentar comer o que evite diabetes mas o Remedio para tudos os males é Sem duvida JESUS CRISTO , espero ter ajudado da melhor forma tá? foi de coração , vamo Orar em nome de Jesus que tudo vai mudar. O DEus que Fez Os Ceus e a terra ele é maravilhoso Então tudo tem um porque e Isso que esta acontecendo Deus Quer e Deseja meter um fim Oremos a ELe. e pode acreditar Que tudo o Que ligarmos aqui na terra Sera ligado no Ceu . então pedi e servos a dado Buscai e Achereis, vinde a mim e demaneira nenhuma vos desampararei. Vai nessa fê irmão.



Eliane Silva Santos says:

21/02/2010 às 11:47 am

Oi, pessoal tudo bem. Minha tem diabete e começou agora ela ja esta com 143, segundo a médica ela esta obesa e também precisa fazer uma dieta, para emagrecer e controlar a diabete. Será que vocês poderia me passar o que ela deve comer para controlar as duas coisas ao mesmo tempo.



ana maria costa says:

21/02/2010 às 10:01 pm

Gostaria de saber se a carambola pode ser consumida por diabéticos, e qual uma jeito legal de faze-la? Obrigado pela atenção.



yasmin says:

24/02/2010 às 12:27 pm

O meu Irmõ tem diabeti,eu nao sei o q eu faso com a alimentração dele é ele tem 8 anos apenas nao sei lidar com esse plobema vc pode ne dar um conselho



josy says:

01/03/2010 às 1:26 pm

minha mae tem diabetes e queremos saber o tanto de carboidratos ;lipidios…



como eu calculo o quanto ela pode comer por dia???



isabela says:

02/03/2010 às 5:01 pm

olá ,meu professor mandou uma pesquisa , perguntando se pessoas diabéticas podem ingerir frutose ? você poderia me ajudar mandando algo sobre isso no meu e-mail ?! obrigada



luzia alves nunes says:

15/03/2010 às 8:08 pm

Por favor me ajudem estou desesperadamente tentando salvar meu marido de ficar cego em um ano foi o que o médico disse se ele não controlar a glicemia.por isso preciso de ajuda para saber como alimentá-lo sem que ele passe fome e alimente-se corretamente para que consiga controlar a glicemia dele ele precisa fazer uma sirurgia de catarata mas não será possivel enquanto não controlar a glicemia, a dele oscila entre 250 a 450 preciso de um cardápio seria isso possivel ? desde ja agradeço de coração.



zenalva pinheiro says:

18/03/2010 às 1:51 pm

minha sogra tem diabete e precisou amputar o pé agora ela tem medo de comer de tudo, por favor preciso saber qual a alimentação certa pra ela,principalmente quais as frutas e legumes que ela pode comer e o que não pode,se puderem me ajudar desde já agradeço.



rosa maria says:

23/03/2010 às 6:17 pm

estou com diabete e colesterol alto

me ajudem como perder peso tenho 37 anos



Adalberto C Nascimento says:

28/03/2010 às 8:36 am

Tenho 48 anos e quase 102 eno dia 16/3 tive urgente numa clinica e foi detectado que estou com diabete, colesterol e a pressao alta tds estao sendo monitorado por um medico clinico, que indicou n usar farinha,carne vermelha, massas, oleo(exceto o de oliva)acucara e sal(moderadamente)mais nao me descuidei procurei um cardiologista,endrocrinologista, urologista e nutricionista Graças a DEUS ta dando tudo certo, tenho feito minha parte pela manha tomo 2 copos ou mais de agua e massageio bem o abdomem e agradeço a Jesus, por mais um dia de vitoria depois vou a caminhada na ultima revisao tava com 92ks, e ja torepetindo os exames sei que vai dar certo so sei que nunca mais quero ser como antes em nome de Jesus,



janete m. barbirato says:

29/03/2010 às 1:20 am

ola, gostaria de obter se possível,uma dieta para meu ex-marido com 67 anos, que é cardiaco operado com pontes, tem Diabetes muito mal controlada por ser leigo quanto a questão e também já sofreu 3 AVC! sendo que o último foi dia 24 p.p. de 2010. estou cuidando dele já algum tempo, procuro me informar da melhor maneira possível! mas nunca convivi com portadores de Diabetes. como tem Diabetes alta, e outras patologias agravantes, peco ajuda a quem poder prestar-me este Grande favor! gostaria de um carcápio semanal, se possível! muito obrigada.



janete m. barbirato says:

29/03/2010 às 1:25 am

Obrigada por existir um servico, que ajuda tantas pessoas nao esclarecidas sobre o assunto em questão!Parabéns pela iniciativa.



janete m. barbirato says:

29/03/2010 às 1:35 am

ola, poderia informar-me, porque meu ex-marido é extremamente magro, se come tanto que acho um exagero! ele diz que é a Diabetes que não deixa engordar! mas acho que tem algo estranho, pelo que pude ler no site! pois ele está pele e osso! estou muito preocupada com ele, pois já é cardiaco com pontes, e teve 3 AVC e ainda por cima tem Diabetes 2! quem puder me ajudar a elucidar, agradeco muito!!!



sandra says:

30/03/2010 às 7:26 pm

Me ajudem se possível enviando um cardápio para meu pai que é hipertenso e diabetico, além disso esta com colesterol e triglicerideos altissimo e eu não moro com ele pra controlar sua alimentaçao entao preciso de um cardápio para ele se orientar. Ele tem 60 anos, 170m altura e pesa 72 kg.



OBRIGADA



José Carlos Gomes Sobral says:

02/04/2010 às 6:55 pm

As informação apresentadas é fundamental para quem tem o problema seguir cautelosamente.Gostaria de saber se a diabete atinge o desempenho sexual. Nesse caso como reuperar essa deficiente. Agradeço pela informação.



felix gralha says:

03/04/2010 às 7:11 pm

tenho 54 anos e descrobri que sou diabetico, gostaria que me mandasem um cardapio, para me orientar melhor nas minhas refeicoes, desde ja obrigado



Reny da Silva Montino says:

10/04/2010 às 3:42 pm

Óla! descobrie esse site (maravilhso) e gostaria de saber se vocês podem me orientar; sou diabética 54 anos, tomo alguns remédios do posto de saúde, que por sinal nunca baixa a glicemia, mês de Fevereiro comecei a tomar uma água com certa casca de uma arvóre (não lembro o nome) e está baixando de 331 está agora em 205, é possível que esta casca está baixando? Quero saber o que posso comer e que encotre por aqui, já que aqui fica no interior da Bahia em Caldas do Jorro, 250k de Salvador-Ba. Também sinto um formigamento insuportável nos pés pode ser do diabétes podem me ajudar nisso também? Mande pelo e-mail por favor. Desde já agradeço de coração.



Ana says:

10/04/2010 às 8:29 pm

gostaria de saber se não tem como me enviar essa tabela de controle da alimentação para pessoas com diabetes , pois descobrir que a minha mãe sofre desse mal e estou muito preocupada com a saú de dela, es de já obrigado.



Alice Zerbin says:

12/04/2010 às 11:13 am

Olá!

Meu nome é Alice e sou diabética. Fui diagnosticada logo cedo, tinha apenas 8 anos.Sempre lidei muito bem com a doença, em todos os aspectos.A única e grande questão para mim sempre foi a alimentação.Sempre tive dificuldades em seguir a dieta necessária, e além disso sofria quando tinha que passar alguns dias fora de casa, hospedada em algum lugar que não servisse um cardápio apropriado para diabéticos.Com o tempo passei a pesquisar lugares que sirvam comidas apropriadas para um diabético.No meio da minha pesquisa, encontrei em um blog um projeto que prevê café da manhã adequado para diabéticos em hotéis, motéis e flats. antoniocarlosrodrigues.blog.br/camara-aprova-projeto-que-preve-cafe-da-manha-adequado-para-diabeticos-em-hoteis-moteis-e-flats/Gostei muitíssimo da proposta, e acho importante divulgá-la para que os diabéticos fiquem sabendo que estamos caminhando para cada vez mais estarmos não sofrermos em função de nossa doença.

Por meio da internet já obtive muitas informações que me ajudaram muito a enfrentar melhor minha doença, e acho que divulgar uma ação com essa é essencial, afinal, nunca tinha ouvido em um projeto como este, nem aqui, nem em algum outro lugar do mundo.Quem sabe nosso pais não será pioneiro em um ação com essa!

Obrigada,

Alice.



Brenda Caroline says:

14/04/2010 às 9:57 pm

eu quero que vc me manda uma lista de uma dieta do que eu devo comer ou não!! tenho diabets!



fabiana mariia de souza leal says:

14/04/2010 às 10:54 pm

Por favor me mande um cardápio falando o que pode comer.

Meu marido tá com 33 anos e descobriu que diadetico.Me ajude por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário